Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Jorlan Lago das Rosas

Praça General Xavier Curado, nº 1.000, Setor Aeroporto

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2567

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-2100

VENDAS DIRETAS

(62) 4005-2061

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-2000

Jorlan Pio XII

Av. Armando de Godoy nº 350, Cidade Jardim

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(62) 3773-2567

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(62) 4005-6114

VENDAS ESPECIAIS

(62) 4005-6125

GERAL CONCESSIONÁRIA

(62) 4005-6100

Home Blog

Blog Jorlan

O que fazer em caso de perda da placa do veículo?

Uma situação inesperada como a perda da placa do veículo pode gerar problemas, caso a pessoa não tome as providências necessárias. Saiba como proceder!

COMO PODE ACONTECER A PERDA DA PLACA DO VEÍCULO? 
Por certo, o desaparecimento dessa identificação tão importante de um carro acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam. Por isso, há muitos proprietários que não sabem como agir diante da situação. 
Só para ilustrar, a perda da placa do veículo pode acontecer durante enchentes e/ou alagamentos devido à força da água. 
Por outro lado, acidentes de trânsito e o envelhecimento do automóvel também são fatores comuns que levam a esse desaparecimento que pode custar caro aos motoristas, caso não tomem as providências necessárias em tempo hábil. 
 
1º PASSO: REGISTRO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA 
Antes de mais nada, a perda da placa deve ser registrada em uma delegacia, independentemente de a placa ter sido roubada ou não. Afinal, é importante comunicar às autoridades de segurança que o(a) motorista não sabe o que ocorreu com a identificação e que, portanto, qualquer pessoa com más intenções pode estar em posse desse objeto. 
Com o boletim de ocorrência em mãos, o(a) proprietário deve comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de sua região para realizar o requerimento de uma nova ordem de emplacamento. Ali, os colaboradores irão tecer algumas orientações para o procedimento adequado de acordo com a placa solicitada. 
 
2º PASSO: VISTORIA DO VEÍCULO 
Em seguida, a vistoria junto a uma empresa credenciada ao Detran deve ser feita. O laudo da perda da placa do veículo levará a uma emissão de taxa por parte do órgão para, então, gerar a emissão da segunda via da identificação. Após o pagamento, o(a) motorista pode levar o automóvel a uma empresa especializada em emplacamentos. 
 
HÁ DIFERENÇA ENTRE PLACA DIANTEIRA E TRASEIRA? 
Inesperadamente, há, sim, diferenças entre ambas as situações. No caso de placas dianteiras, basta o(a) proprietário(a) comparecer a um CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores), solicitar a taxa e realizar o pagamento da mesma para, então, comprar a placa novamente. 
Já nos casos em que a placa traseira do veículo é perdida, além de procurar o CRVA em posse de um documento de identificação pessoal e do CRV (Certificado de Registro de Veículo), é obrigatório providenciar o laudo, como especificado acima. 
 
QUEM PODE SOLICITAR UMA NOVA PLACA? 
Primeiramente, a placa do veículo de pessoas físicas deve ser solicitada pelo(a) proprietário(a) ou procurador(a), bem como por familiares próximos (cônjuge, filhos, pais e irmãos). 
Ao mesmo tempo, quando o carro pertence a uma empresa, a substituição pode ser pedida tanto pelo(a) proprietário(a) quanto pelo(a) representante legal da pessoa jurídica. 
Ademais, vale mencionar que, para solicitar uma nova placa para o veículo, este não deve apresentar nenhuma multa ou documentos em atraso. Caso haja alguma pendência, esta deve ser regularizada antes da solicitação do novo emplacamento. 
Por fim, essas burocracias podem ser resolvidas por despachantes autorizados. No entanto, o custo final do processo é mais elevado em comparação às vezes em que o(a) dono(a) do carro resolve os procedimentos por conta própria. 
 
Agora que você já sabe o que fazer em caso de perda da placa do veículo, aproveite as ofertas da Jorlan para garantir peças e acessórios originais
 
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:                   
Facebook
Instagram GYN
Instagram BH
Instagram BSB

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(62) 4000-1618

Adicionamos você também

(62) 4005-2000